V - Parte - A Vitória
Deixados para trás os restantes combatentes estavam desorganizados, exaustos e perdidos, no norte Bagration sofria um ataque mortal da cavalaria que restava a Murat que desfez a resistência Russa, a batalha estava também perdida, a retirada para salvar vidas estava em curso.
No flanco sul agora reforçado com as tropas que vinham do centro Francês a tragédia estava prestes a acontecer.
Com a possibilidade de retirada de todas as tropas a ser cortada pelas divisões vindas do centro os aliados desesperados fugiram em massa para o lago gelado.
Algumas unidades aliadas conseguiram sair do inferno a tempo em direcção a Austerlitz, aqueles que ficaram foram testemunhas vivas da tragédia que se iria abater sobre o restante exercito.
Numa precipitada retirada desorganizada os aliados correram para o lago gelado numa tentativa de fugir ao avanço Francês, o seu objectivo era atravessar até ao outro lado, no entanto o peso das armas, cavalos e canhões assim como o fogo da artilharia de Napoleão apontada para o lago desfez o gelo enviando para a morte centenas de homens e animais, manchando ainda mais este dia de Dezembro.
Sem capacidade de recuar o que restava dos aliados acabou por sucumbir nas águas geladas ao final da tarde.
As cinco da tarde reinava um silêncio absoluto sobre os campos de Austerlitz.
A batalha de Austerlitz terminava de uma forma trágica para muitos soldados que a única determinação era combater, acabando por ter uma morte sem gloria, sucumbindo ao gelo, este desfecho ensombrou a vitória em toda a linha de Napoleão que demonstrou toda a sua capacidade de gestão militar, envolvendo todos os seus homens na batalha e elaborando um plano perfeito que levou os aliados a sua maior derrota.
A superioridade aliada não se verificou no terreno, pois as posições escolhidas por Napoleão ao longo de toda a batalha foram as melhores assim como a disposição das forças fase as ofensivas dos aliados, estes apenas fizeram aquilo que Napoleão tinha premeditado.
Os Russos retiraram para a sua terra mãe.
Os Austríacos assinaram a paz logo de seguida.
Terminava assim a batalha que ficou conhecida como a Batalha dos Três Imperadores.
A campanha de 1805 ficaria para sempre como a maior vitória militar de Napoleão Bonaparte.
“ Soldados
Estou satisfeito convosco
Decoraste as vossas Águias com uma glória Imortal
Serão recebidos com alegria
E bastar-vos-á dizer
Eu estive em Austerlitz
Para as pessoas retorquirem
Ali vai um homem de coragem”
Napoleão Bonaparte depois da vitória.
Vitor Manuel Mestre
23-6-2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário